segunda-feira, 19 de julho de 2010

A família de Jesus e a nossa

A família de Jesus e a nossa

Jesus sendo o filho de Deus não precisava nascer de uma mulher, participar de uma família, nascer em condições precário e fugir para não ser morto. Jesus que se homem para entender os homens, família para entender a família, trabalhador, profeta e mestre.

Em nossa família em que podemos comparar com a família de Jesus?

Vou falar um pouco da minha que parece um pouco com milhares de famílias brasileiras, principalmente dos nordestinos. Vim de uma família humilde segundo minha mãe nasci morto e só depois de três horas dei o primeiro sinal de vida, depois das preces da família e a entrega de minha vida para o Senhor do Bonfin. Meu pai acreditava que eu seria o salvador da família, por isso só eu fui para a escola e minha irmã mais velha para fazer companhia. Com dez anos de idade, minha mãe voltou para Souto Soares e queria que eu fosse, mas minha irmã que ficou encarregada de minha educação depois da morte de meu pai pediu que eu ficasse. Então fugi para um lugar secreto e fiquei três dias com meu cãozinho vira lata escondido e só depois que minha mãe foi embora eu regressei. Elizabete minha irmã e Deusdete meu irmão continuaram com muito sacrifício mantendo meus estudos. Como era muito difícil para meus irmãos, fui morar com um casal em uma cidade de Lapão, Waldemar Oliveira e Desuite, tendo como nono irmão, José o Zelinho, Ivone, Conceição e Ana Maria fui muito bem tratado e amado, mas, como era muito custoso e inquieto fugi e voltei para casa de meus irmãos. Fui convidado para morar com uma família em Calderão um pequeno povoado pertinho de São Gabriel, Irecê: Adonias e Tionila, tendo como irmãozinhos, Nicinha, Mocinho e Zezinho. Fui muito bem cuidado e amado, por ultimo fui morar com o Senhor João José de Sena e dona Viva e São Gabriele meu irmãozinho Waldemir. Minha mãe morava em Calderão com as outras crianças menores, Albino, Carivaldo, Dermival, Mário, Marinalva, Lindauraa e Doralice. Samuel, Jose Luiz, Deusdete e Elizabete ficaram no povoado de Bonzão onde tínhamos um Sítio deixado por nosso pai. Em novembro de 1962, meu irmão Leopoldo passou em São Gabriel em um Pau-de-arara, isto é caminhão coberto de lonas que transportava trabalhadores para outros estados. Pedi para meu irmão me trazer para Goiás, e mesmo contrariando minha mãe e seu João que eu morava com ele eu parti para Goiás em busca de condições melhores. Precisava ajudar minha mãe e meus irmãos menores. Durante dez meses trabalhei na fazenda do Sr. Ubirajara di Ramos Caiado, onde escrevi dez meses no inferno, e um sonho de criança.

Todo o mês mandava todo meu salário para minha mãe. Depois que sai da fazenda fui morar em Araçu, mesmo trabalhando nas fazendas estudava e jogava futebol. Fui acolhido pela família Pires, Justino, Rufino, Costa, Balestra. Na família Balestra fui recibido por Ivo Balestra, Dona Maricota, Lazinha e seus pais, meus irmãos Nelson, Waldivino, Cleomar, Denísia, e Clesia. e todas as famílias araçuensse. Fundei uma escola noturna, com a ajuda do prefeito Hermino Carneiro que cedeu a sala e um lampião e do professor José Barbosa de oliveira. Formei uma turma do quarto ano primário e a formatura foi junto com os alunos da escola municipal muito menor que nós. Fui escolhido como orador da turma e vaiado por ser maior entre os alunos da rede municipal, agradeci pelas vaias e convidei os agressores para estudar no próximo ano. Foi um grande silêncio e uma voz apareceu, era o chefe político da cidade e ex-prefeito Dorival Roriz que me ofereceu todos os materiaa escola atá eu terminar o primeiro grau.

Com a ajuda do Sr. Dorival Roriz e seu filho Mardem Roriz ,pude estudar com todos materiais escolar. Arrumei emprego na prefeitura de quebrar pedra para fazer britas, limpeza e depois no correio. Aprendi ser sapateiro, e consertava as chuteiras dos jogadores. Como o tempo era pouco para estudar, pedi uma amiga para passar a limpo um trabalho escolar, fui humilhado na sala de aula e posto para fora, todos os alunos também sairam, então fui expulso do colégio pela diretora Maristela. Mudei para a cidade de Inhumas, fui acolhido pelo a família Costa Rita Barbára de Jesus, tendo como irmãos, Eurides, Sebastião Costa ,José Rodolfo, Pedro Costa, Aparecida, Paula, Lurdes,Estelita Nenê e Terezinha. Depois fui morar com a família Rufino, Luis Rufino e Dona Isaura, meus irmãos Geraldo, Benedito, Antonio, Divino Rufino, Natalícia, Aparecida e Maria

Depois de passar por várias famílias voltei à Bahia para buscar a minha família biológica, tentei conviver da melhor maneira possível, mas foi difícil. Com os irmãos não consegui muita coisa, com os sobrinhos, mais um pouco, adotei algumas Crianças: Regina Célia, Fernando, Fernanda, Wilingtom, todos hoje estão bem, das filhas, Nadia Danielle, mora na Itália é uma ótima esposa e excelente mãe , cuida muito bem de seu filho. Larissa Cristina mora na frança, é alegre vive como gosta, é feliz e muito querida. Bruna Grasielly, boa esposa, ótima mãe e cria seu filho com muito carinho.

Jaccyara Mayanna é muito religiosa, professora e boa filha, é muito querida entre amigos, amigas, seus alunos e pais. Rayssa Gabrielle ajuda na escola, boa filha, está sempre perto de nós. Laura e Isabella chegaram para unir mais ainda a família, tem todo o carinho de suas irmãs e dos pais. Reconheço que não tenho sido um bom pai como gostaria de ser mais estou aprendendo, sempre falo que o maior sábio do mundo não é aquele mais letrado e sim o que educar melhor sua família. Quanto à família eclesiástica é muito mais complexa é preciso ter bastante caridade e sabedoria Divina. Seguir Jesus na família é olhar todo o contexto de sua vida. Voltar o tempo em que viveu o homem Jesus, entender a cultura da época. Trazer o ontem para o hoje e buscar o amanhã em cada alvorecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário